Minha satisfação ao apresentar, neste texto preliminar, a obra intitulada EUCLIDES E A INCOMENSURABILIDADE: o profundo tear das abrangências, decorre de múltiplas razões. Lisonjeada, agradeço ao autor Aroldo Ferreira Leão pela possibilidade de leitura prévia de uma narrativa peculiar.

Como prefaciadora, identifico, ao longo do texto, expressividade argumentativa e explicativa. Como leitora, surpreendo-me com a alegria indizível do concebido, do encontrado e do aprendido.

A originalidade e a inovação desta publicação, síntese pormenorizada de estudos desenvolvidos em profundidade, provocam o debate desafiador e a reflexão cognitivamente estimulante.

Aroldo Ferreira Leão, assim como o poeta Carlos Drummond de Andrade, expressa em sua obra o seu “eu” de cariz multifacetado e coeso, permeado pela perspicácia do escritor, que se materializa na riqueza de detalhes com rigor histórico, no cuidado com a informação responsável e na preocupação com uma comunicação direta e honesta vis a vis ao leitor. Ler o presente livro é um convite a sua releitura e ao estudo de poéticas de Aroldo e de Carlos que, com lentes similares mesmo vivendo em tempos distintos, apreendem na vastidão do mundo caótico e nas expressões da natureza humana, a essência do ser. Ensaio de si mesmo e do outro (de nós)!

Este livro é singular pela extensão e qualidade. Idealizado a partir da experiência acadêmica e gestado na pesquisa no âmbito do Programa de Pós-Graduação da UNESP – Rio Claro – SP, retrata uma investigação consistente. A extensão demonstra complexidade e multiplicidade do objeto de estudo retratado com o rigor exigido na perspectiva teórica e analítica. A qualidade é demonstrada na opulência do estudo e na estética da escrita. Resultado de uma minuciosa investigação desenvolvida na Pós-Graduação em Educação Matemática sob a orientação do Professor Doutor Irineu Bicudo, o presente livro reúne um meticuloso estudo das abordagens teóricas e da importância da compreensão de Euclides sobre a matemática.

O mergulho na História da Educação Matemática para deslindar os números irracionais tema do Livro X de Os Elementos de Euclides, considerado como o mais difícil de ler e entender, é circunstanciado de tal forma que auxiliará aos matemáticos por contar com várias provas de teoremas que propiciam maior compreensão dos efeitos da incomensurabilidade na matemática contemporânea e aos historiadores da matemática pela inquirição do surgimento da incomensurabilidade no mundo grego antigo.

O estudo aqui apresentado relacionado ao décimo livro da obra de Euclides, foca num tema sutil, particular da matemática – a incomensurabilidade – e na importância do seu relacionamento com outros livros de Os Elementos, desde a antiga Grécia até a atualidade. Os vínculos com a Educação Matemática são evidenciados e possibilitaram a escrita de um texto referente ao estudo dos números irracionais que, ampliando inúmeros enfoques, consolida e endossa a imprescindibilidade da valorização de um ensino ancorado na teoria ao considerar elementos de relevância concreta, quais sejam, a problematização, a intencionalidade, a experimentação metodológica e o excedente de visão.

O presente livro contribui para um aprofundamento elucidativo em busca da compreensão da incomensurabilidade, enunciada por Euclides, por ainda serem insuficientes as pesquisas relacionadas ao estudo específico sobre o Livro X, o maior e mais intenso de Os Elementos.

Publicação oportuna e necessária, seja por demonstrar o compromisso da Universidade com o desenvolvimento e circularidade da ciência, seja por apresentar a densidade da produção resultante de uma pesquisa de Doutorado à comunidade acadêmica.

Em últimas palavras, este livro que tenho a honra de prefaciar indica que, aos bons textos, é necessário o comprometimento com uma vigilância epistêmica em relação aos saberes produzidos nos campos acadêmico e profissional sem transigir com qualquer forma de transmissão de saber acrítico, descontextualizado e fechado numa lógica da subsunção.

Representada pela escrita cativante e afetiva, esta bela obra retrata a originalidade de conhecimentos históricos, científicos e culturais organizados a partir das motivações e repertórios de Aroldo Ferreira Leão. A trajetória vivida e as contribuições para a compreensão da instigante questão da incomensurabilidade permitem ao leitor perceber a sensibilidade do autor que o convida a refletir sobre a singularidade de seus conhecimentos.

Dra. Iracema Campos Cusati (Professora do Departamento de Matemática – UPE)

Compartilhar: